No dia 06 de abril ocorreu, dentro do 5º Congresso Pernambucano de Municípios, o Seminário Transparência e Participação Social para a Democratização da Gestão Pública Local, primeiro momento de capacitação técnica do público diretamente envolvido nas atividades do Projeto Gestão Cidadã.

Marcaram presença no evento prefeitos dos municípios participantes, como: Sebastião Dias de Tabira, Djalma de Solidão, Sandra Magalhães de Calumbi, Mirtes de Triunfo e Mariana Medeiros de Cumaru. Além deles agentes e pessoas da sociedade civil discutiram e aprenderam mais sobre a importância da transparência e suas ferramentas.

Fábio Araújo, representante da Controladoria Geral da União (CGU) – Regional Pernambuco, reforçou a importância de incentivar as pessoas a participarem das funções públicas. Já Caio Mulatinho, Secretário Executivo da Secretaria da Controladoria Geral do Estado/PE, contextualizou o controle interno no Brasil e no mundo, abordando conceitos e contribuições para a eficiência da gestão pública municipal e seus desafios de implantação. Giane Boselli, Coordenadora do Projeto Gestão Cidadã, fechou a mesa agradecendo a todos e na rodada de perguntas e respostas com o público, muitos foram os elogios para com o Projeto e perguntas sobre a composição da corregedoria, sobre o projeto Recife Participa e sobre a linguagem dos portais de transparência, que deveriam pensar numa comunicação mais limpa e fácil de entender, para todas as esferas públicas utilizarem.

À tarde todos voltaram para mais uma rodada de mesa. O debate inicial foi sobre a importância e implementação de ouvidorias, com a participação de Maria Zélia Correia – Diretora de Ouvidoria e Controle Social do Estado/PE. Após isso foram acompanhados casos de sucesso de vários municípios pernambucanos que implantaram ferramentas de transparência e participação social que fizeram toda a diferença no governo, como portais de consulta e controle de execução de obras, além da já citada ouvidoria.

Uma momento enriquecedor e esclarecedor para todos que se fizeram presentes nesse dia tão importante para o fortalecimento da democracia nos municípios pernambucanos e que marcou o início oficial da jornada do Gestão Cidadã.