Depois de passar pelo Sertão do Estado, o Agreste de Pernambuco recebeu ontem (21/08), no Centro Universitário Asces – Unita, em Caruaru,  a oficina “Tomada de decisões e a atenção às demandas de gênero e raça no orçamento das políticas públicas”,  iniciativa promovida pela Associação Municipalista de Pernambuco – Amupe, por meio do projeto Gestão Cidadã, que conta com apoio financeiro da União Européia no Brasil.

Representantes dos municípios de Bezerros, Gravatá, Caruaru, Cumaru, Cupira e Quipapá estavam presentes. Durante os dois dias, os participantes puderam acompanhar a proposta da oficina com os seus objetivos e a apresentação dos participantes, suas organizações e setores do poder público. Um debate foi realizado na perspectiva da construção histórica das políticas e direitos a partir das lutas sociais de diferentes sujeitos: rurais, urbanos, mulheres, juventudes, LGBT, sindicalistas, dentre outros.

A Coordenadora do projeto Gestão Cidadã, Ana Nery,  fez um relato do que é orçamento público no contexto geral e provocou a participação dos presentes com as perguntas: O que é orçamento público? E para que serve orçamento público? Resposta que trouxe para um debate de esclarecimento e dúvidas dos participantes. 

Para a facilitadora do Gestão Cidadã, Luiza de Marillac “antes de incidir no ciclo orçamentário é importante reconhecer as desigualdades sociais de classe, gênero e raça, para que se possa prever programas e ações de enfrentamento à estas realidades.”, concluiu.