O Sertão do Pajeú foi destaque mais uma vez, seguido do Agreste do Estado.

Em cerimônia realizada ontem (08/08), no Palácio do Campo das Princesas, com presença do Governador Paulo Câmara, do secretário de Educação e Esportes, Fred Amâncio, do Presidente da  Associação Municipalista de Pernambuco – Amupe, José Patriota e demais autoridades, sete municípios que compõem a área de atuação do Projeto Gestão Cidadã, iniciativa da Amupe que visa a promoção da transparência e cidadania na gestão pública, foram agraciados com prêmios de destaque pelo bom desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (Idebe), referente ao ano de 2018. 

A Escola Estadual Dário Gomes de Lima, de Flores, no Sertão do Pajeú, ficou em primeiro lugar na categoria anos finais do ensino fundamental, sendo assim a melhor escola do Estado na condição, empatada com a Escola Tomé Francisco da Silva, de Quixaba. Ambas com Idepe de 7,2. A cidade de Carnaíba, localizada também no Pajeú, conquistou o terceiro lugar na educação nos “Anos Iniciais do Ensino Fundamental” com um Idepe de 7,4. 

Para a secretária de Educação de Carnaíba, Cecília Patriota, “o resultado é fruto de um trabalho que vem de muitos anos, com política sérias e eficientes. A exemplo da capacitação dos professores e do acompanhamento de cada aluno, além do monitoramento dos resultados. Nós temos trabalhos de fortalecimento de aprendizagem, no qual o aluno passa o dia inteiro na escola. Esses trabalhos têm proporcionado resultados positivos na educação de Carnaíba”, destacou a secretária. 

O município de Calumbi figurou no top 10 de crescimento nas redes municipais nos anos finais do ensino fundamental. Santa Cruz da Baixa Verde teve destaque no top 10 de duas categorias, são elas: melhores resultados nas redes municipais anos iniciais do ensino fundamental e melhores crescimentos nas redes municipais anos iniciais do ensino fundamental. Ambos municípios do Sertão do Estado. Ainda no Pajeú, Tabira esteve no top 10 das categorias melhores resultados na rede estadual anos finais do ensino fundamental e melhores resultados na redes estadual ensino médio. 

No Agreste, Caruaru entrou no top 10 da categoria maiores crescimentos na rede estadual anos finais do ensino fundamental. A cidade de Machados figurou em duas categorias, a de maior crescimento nas redes municipais anos finais do ensino fundamental e de melhores resultados nas redes municipais anos finais também do ensino fundamental.