Fortalecer e criar ferramentas para ouvidorias municipais. Esse é o principal objetivo do projeto Ouvidoria em Ação, iniciativa da Ouvidoria-Geral do Estado, em parceria com a Amupe, por meio do projeto Gestão Cidadã, que ocorreu ontem (25/07) e reuniu dezenas de pessoas, entre elas a prefeita anfitriã de São Bento do Una, Débora Almeida, 12 conselhos municipais da cidade, ouvidores, gestores públicos e sociedade em geral.

A manhã foi marcada com a mesa de abertura feita pela ouvidora-geral do Estado, Érika Lacet. Seguida de Erika, a palestra  “Ouvidoria, um aporte necessário” foi comandada pela ouvidora do Ministério Público, Selma Barreto, pelo representante da Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Douglas Moreno e por Eduardo Porto, do Tribunal de Contas do Estado. Os três defenderam que os grupos devem elaborar relatórios do que é produzido e traçar estratégias exitosas na divulgação dessas ouvidorias.

Ainda pela manhã, a coordenadora de projeto do Gestão Cidadã, Ana Nery, participou da mesa que debateu as ferramentas de controle social e transparência do projeto que ela faz parte. Ana apresentou a iniciativa, seus objetivos e metas. Para a coordenadora, o foco está na consolidação de gestões públicas locais cada vez mais democráticas e participativas, que atendam os interesses públicos de forma transparente e inclusiva.

As ouvidorias de São Bento do Una e de Caruaru foram destaques. O  coordenador de sistema de controle interno de São Bento do Una, Jaziel Batista, mostrou as ações que o município implementa. “Podemos citar o programa de rádio realizado semanalmente e transmitido pelas redes sociais, a prestação de contas realizada no auditório da Câmara de Vereadores e agora essa ação de divulgação para fortalecer a ouvidoria. Pois é necessário a população ter a capacidade de conhecer e compreender as informações divulgadas, saber dialogar, para poder contribuir de forma eficaz.”, completou Jaziel.

O município de Caruaru foi representado pela sua ouvidora-geral, Andreia Ribeiro, que falou das ações que a cidade promove visando a divulgação do trabalho da ouvidoria  municipal. “Hoje, nós temos a ouvidoria itinerante, estivemos presentes com um posto de atendimento e fizemos centenas de abordagens durante o São João de Caruaru, recolhemos elogios, críticas e sugestões, foi uma ação bem positiva. Além disso, divulgamos nossa ouvidoria em rádios da região, nos ônibus que circulam pela cidade e nas redes sociais”, pontuou Andreia.

Érika Lacet, ouvidora-geral do Estado, comandou durante a tarde a mesa de debate que tratou a ouvidoria como ferramenta de gestão e encerrou o evento. Durante os intervalos, os músicos do projeto social Música dos sentidos, iniciativa da prefeitura de São Bento do Una que ensina música para alunos portadores de , animou os presentes.