Combate ao coronavírus em Pernambuco, 07/08/2020

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DE PERNAMBUCO

Já são 77.349 pernambucanos curados da covid-19. O Estado confirmou, em boletim epidemiológico, mais 1.074 casos do novo coronavírus até às 10h desta sexta-feira, 07/08. Ao todo já são 101.395 confirmações, sendo 24.034 graves e 77.361 leves. Desta vez, 70 pernambucanos tiveram suas vidas ceifadas pela doença, somando 6.828 mortes pelo novo coronavírus.

Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, em Pernambuco, até agora, 19.428 casos foram confirmados e 27.067 descartados. As testagens entre os trabalhadores do setor abrangem os profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública (estadual e municipal) ou privada.

PLANO DE CONVIVÊNCIA – Uma recente análise dos números da saúde em Pernambuco, feita pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19, revelou que os índices de contágio da doença permanecem em queda, indicando que o Estado tem capacidade para avançar ainda mais no Plano de Convivência com o novo coronavírus.
A partir da próxima segunda-feira (10.08), a Macrorregião 1, que compreende os municípios da Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata (Norte e Sul), avançará para a Etapa 7 do plano. Igrejas e templos também podem aumentar a capacidade de funcionamento. Aquelas que possuem espaço para até 999 fiéis poderão receber 30% da sua capacidade total. Já as instituições com área para mais de mil fiéis poderão funcionar com 20% da capacidade. Com o avanço na redução dos índices de contágio, nas cidades da Macrorregião 1 os serviços de alimentação e os shoppings centers poderão estender seu funcionamento até as 22h.

Já a Macrorregião 2 – que compreende os municípios de Caruaru, Garanhuns e seus entornos, no Agreste – permanecerá na Etapa 6 do plano, mas serão liberadas as atividades das feiras nos polos de confecções, obedecendo a novos protocolos de segurança. No município de Toritama, a feira pode voltar a funcionar no domingo, dia 09.

A Macrorregião 3, no Sertão – que tem Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada como principais polos – avançará para a Etapa 6 do Plano de Convivência com a Covid-19. Os serviços de alimentação e shoppings centers poderão funcionar das 6h às 20h, com 50% da capacidade de clientes, assim como as academias de ginástica e polos de confecção, ambos com novos protocolos de segurança. O comércio varejista permanecerá aberto, atendendo à exigência de um cliente para cada 10 metros quadrados da loja.

Na Macrorregião 4, também no Sertão, os municípios da 7ª Gerência Regional de Saúde, com sede em Salgueiro, e da 8ª Gerência Regional de Saúde, sediada em Petrolina, avançarão para a Etapa 5 do plano. Será liberado o funcionamento de escritórios com 50% da carga e concessionárias de veículos com 100% da carga. Ficam mantidos os demais serviços essenciais que já vinham funcionando, a exemplo do comércio atacadista, além do sistema de delivery e coleta em lojas de material de construção, serviços de alimentação, feiras e polos de confecções.

OCUPAÇÃO – Nesta quinta-feira (06.08), o secretário estadual de Saúde, André Longo, ressaltou, em coletiva de imprensa, que Pernambuco está com metade das vagas de enfermaria desocupadas e que atingiu um dos menores patamares de ocupação de leitos de UTI, desde o início da pandemia: com um taxa de 64%. “Quando nos debruçamos sobre os números da epidemiologia, os indicadores também nos dão segurança para esse novo passo: com relação aos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), por exemplo, na semana passada (se 31), tivemos uma redução de 13,2% no registro de casos, atingindo um patamar que não víamos desde março. Os óbitos por SRAG tiveram uma queda ainda mais acentuada: 21,4% em comparação à semana 30, com um total de 246 registros. A última vez que tivemos uma semana com menos de 300 notificações de óbitos por SRAG foi na semana epidemiológica 15, que corresponde ao início de abril. Estes são indicadores que nos dão a possibilidade de seguirmos em frente, mas que não nos permitem relaxar. Um passo errado e poderemos ter que recuar. É como sempre digo: o vírus está entre nós, circulando e com alta capacidade de contaminar as pessoas, portanto, não devemos interpretar o avanço para uma nova fase com mais retomadas, como um salvo conduto para sair às ruas sem cuidado e proteção”, pontuou André Longo.

NOVOS LEITOS – Nesta sexta-feira (07.08), às 10h, o secretário estadual de Saúde, André Longo, inaugura 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital Regional Emília Câmara, na cidade de Afogados da Ingazeira (Av. Júlio Câmara, 625, Centro), no Sertão do Pajeú. Os novos leitos são destinados ao atendimento de pacientes adultos com suspeita ou confirmados da Covid-19, que apresentam a Síndrome Respiratória Aguda (SRAG), ampliando a capacidade de atendimento na região. A visita à unidade contará com a presença do presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, que também é prefeito do município.

SÍNDROME PEDIÁTRICA – A Secretaria Estadual de Saúde (SES) está encaminhando aos serviços de saúde nota técnica com orientações sobre a notificação da Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P). Trata-se de um quadro que acomete crianças e adolescentes possivelmente relacionado à Covid-19, contudo ainda sem estudos que comprovem essa relação causal. O primeiro alerta da problemática foi dado em abril pelo sistema de saúde inglês. Em seguida, outros países da Europa e América do Norte reportaram casos. O Ministério da Saúde (MS) fez um alerta em maio para chamar a atenção da sociedade pediátrica e divulgou, na segunda quinzena de julho, orientações sobre esse tipo de notificação, para identificar e monitorar casos.

Os relatos das ocorrências descrevem manifestações sindrômicas caracterizadas por febre persistente e elevada acompanhada de um conjunto de sintomas que podem incluir hipotensão (pressão baixa ou choque), comprometimento de múltiplos órgãos e elevados marcadores inflamatórios. O paciente hospitalizado pode apresentar manifestações cardiovasculares ou gastrointestinais agudas (diarreia, vômito, dor abdominal); conjuntivite ou manifestações cutâneas; quadro inflamatório e confirmação laboratorial (técnica RT-PCR ou sorologia) ou história de contato com caso confirmado do novo coronavírus. Os sintomas respiratórios não são presentes em todos os casos, de acordo com as evidências atuais. As características são semelhantes à síndrome de Kawasaki e síndrome do choque tóxico.

Toda a definição de caso está explicitada na nota técnica da SES, que reforça a notificação em até 24 horas quando o paciente se enquadra como um caso que atende essa definição da síndrome. Os pacientes farão exames para confirmar ou descartar a infecção pelo Covid-19, além de outros testes laboratoriais, especialmente os marcadores de atividade inflamatória.

Dados – Até o momento, Pernambuco registrou 2 casos notificados da Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica. Uma criança de 5 anos, residente de Joaquim Nabuco, atendida no Hospital Correia Picanço; e outra de 12 anos, residente de Sirinhaém, atendida no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), ambas no início de julho. As duas receberam alta médica e não apresentaram sequelas.

Agora já são 183 municípios pernambucanos com casos graves confirmados de coronavírus. Como se distribuem os casos de SRAG no estado de Pernambuco?

I Região de Saúde: 17392

Abreu e Lima: 296 casos;

Araçoiaba: 29 casos;

Cabo de Sto Agostinho: 590 casos;

Camaragibe: 638 casos;

Chã de Alegria: 51 casos;

Chã Grande: 25 casos;

*Ilha de Fernando de Noronha: 31 casos; (não é município)

Glória do Goitá: 53 casos;

Igarassu: 292 casos;

Ilha de Itamaracá: 49 casos;

Ipojuca: 212 casos;

Itapissuma: 74 casos;

Jaboatão dos Guararapes: 2413 casos;

Moreno: 118 casos;

Olinda: 1703 casos;

Paulista: 1332 casos;

Pombos: 74 casos;

Recife: 8685 casos;

São Lourenço da Mata: 337 casos;

Vitória de Santo Antão: 390 casos;

II Região de Saúde: 904 casos

Bom Jardim: 44 casos;

Buenos Aires: 18 casos;

Carpina: 133 casos;

Casinhas: 14 casos;

Cumaru: 11 casos;

Feira Nova: 67 casos;

João Alfredo: 52 casos;

Lagoa do Carro: 38 casos;

Lagoa do Itaenga: 22 casos;

Limoeiro: 132 casos;

Machados: 12 casos;

Nazaré da Mata: 55 casos;

Orobó: 9 casos;

Passira: 48 casos;

Paudalho: 123 casos;

Salgadinho: 2 casos;

Surubim: 67 casos;

Tracunhaém: 24 casos;

Vertente do Lério: 5 casos;

Vicência: 28 casos;

III Região de Saúde: 1209 casos

Água Preta: 193 casos;

Amaraji: 48 casos;

Barreiros: 68 casos;

Belém de Maria: 6 casos;

Catende: 103 casos;

Cortês: 15 casos;

Escada: 136 casos;

Gameleira: 34 casos;

Jaqueira: 13 casos;

Joaquim Nabuco: 32 casos;

Lagoa dos Gatos: 13 casos;

Maraial: 10 casos;

Palmares: 175 casos;

Primavera: 26 casos;

Quipapá: 18 casos;

Ribeirão: 87 casos;

Rio Formoso: 44 casos;

São Benedito do Sul: 9 casos;

São José da Coroa Grande: 33 casos;

Sirinhaém: 54 casos;

Tamandaré: 66 casos;

Xexéu: 26 casos;

IV Região de Saúde: 2239 casos

Agrestina: 66 casos;

Alagoinha: 21 casos;

Altinho: 16 casos;

Barra de Guabiraba: 33 casos;

Belo Jardim: 100 casos;

Bezerros: 119 casos;

Bonito: 49 casos;

Brejo da Madre de Deus: 46 casos;

Cachoeirinha: 104 casos;

Camocim de São Félix: 28 casos;

Caruaru: 817 casos;

Cupira: 48 casos;

Frei Miguelinho: 19 casos;

Gravatá: 148 casos;

Ibirajuba: 7 casos;

Jataúba: 15 casos;

Jurema: 25 casos;

Panelas: 38 casos;

Pesqueira: 59 casos;

Poção: 8 casos;

Riacho das Almas: 16 casos;

Sairé: 4 casos;

Sanharó: 23 casos;

Santa Cruz do Capibaribe: 127 casos;

Santa Maria do Cambucá: 11 casos;

São Bento do Una: 75 casos;

São Caetano: 59 casos;

São Joaquim do Monte: 37 casos;

Tacaimbó: 6 casos;

Taquaritinga do Norte: 24 casos;

Toritama: 79 casos;

Vertentes: 12 casos;

V Região de Saúde: 397 casos

Águas Belas: 42 casos;

Angelim: 3 casos;

Bom Conselho: 48 casos;

Brejão: 2 casos;

Caetés: 16 casos;

Calçado: 1 caso;

Canhotinho: 28 casos;

Capoeiras: 10 casos;

Correntes: 11 casos;

Garanhuns: 117 casos;

Iati: 4 casos;

Itaíba: 7 casos;

Jucati: 7 casos;

Jupi: 19 casos;

Lagoa do Ouro: 6 casos;

Lajedo: 46 casos;

Palmeirina: 1 caso;

Paranatama: 9 casos;

Saloá: 10 casos;

São João: 6 casos;

Terezinha: 4 casos;

VI Região de Saúde: 236 casos

Arcoverde: 90 casos;

Buíque: 20 casos;

Custódia: 20 casos;

Ibimirim: 14 casos;

Inajá: 4 casos;

Jatobá: 1 caso;

Manari: 1 caso;

Pedra: 18 casos;

Petrolândia: 12 casos;

Sertânia: 21 casos;

Tacaratu: 13 casos;

Tupanatinga: 10 casos;

Venturosa: 12 casos;

VII Região de Saúde: 114 casos

Belém de São Francisco: 3 casos;

Cedro: 12 casos;

Mirandiba: 4 casos;

Salgueiro: 78 casos;

Serrita: 14 casos;

Terra Nova: 2 casos;

Verdejante: 1 caso;

VIII Região de Saúde: 278 casos

Afrânio: 5 casos;

Cabrobó: 9 casos;

Dormentes: 4 casos;

Lagoa Grande: 12 casos;

Orocó: 5 casos;

Petrolina: 236 casos;

Santa Maria da Boa vista: 7 casos;

IX Região de Saúde: 241 casos;

Araripina: 80 casos;

Bodocó: 18 casos;

Exu: 7 casos;

Granito: 1 casos;

Ipubi: 47 casos;

Ouricuri: 33 casos;

Parnamirim: 10 casos;

Santa Cruz: 4 casos;

Santa Filomena: 0 casos;

Moreilândia: 6 casos;

Trindade: 35 casos;

X Região de Saúde: 93 casos

Afogados da Ingazeira: 14 casos;

Brejinho: 2 casos;

Carnaíba: 10 casos;

Iguaraci: 6 casos;

Ingazeira: 1 caso;

Itapetim: 7 casos;

Quixaba: 8 casos;

Santa Terezinha: 4 casos;

São José do Egito: 15 casos;

Solidão: 1 casos;

Tabira: 18 casos;

Tuparetama: 7 casos;

XI Região de Saúde: 167 casos

Betânia: 9 casos;

Calumbi: 1 casos;

Carnaubeira da Penha: 1 caso;

Flores: 18 casos;

Floresta: 10 casos;

Itacuruba: 1 caso;

Santa Cruz da Baixa Verde: 7 casos;

São José do Belmonte: 14 casos;

Serra Talhada: 93 casos;

Triunfo: 13 casos;

XII Região de Saúde: 570 casos

Aliança: 58 casos;

Camutanga: 17 casos;

Condado: 51 casos;

Ferrreiros: 13 casos

Goiana: 202 casos;

Itambé: 76 casos;

Itaquitinga: 20 casos;

Macaparana: 26 casos;

São Vicente Ferrer: 28 casos;

Timbaúba: 79 casos;

Outro Estado: 189 casos;

Outro país: 3 casos;

Ignorado: 2 casos;

TOTAL: 24034 CASOS

*Todos os dados que se encontram neste quadro foram retirados do boletim diário da Secretária Estadual de Saúde, referentes ao dia 06/08.

__________

BRASIL – Levantamento é feito por jornalistas de G1, O Globo, Extra, Estadão, Folha e UOL junto às secretarias estaduais de Saúde e mostra 2.918.554 infectados. Cerca de 98.650 brasileiros foram vítimas da Covid-19, até às 08h desta sexta-feira, 07/08.

Fonte G1: https://glo.bo/30DRDAV

Veja algumas manchetes sobre a Covid-19 no Brasil:

  • Brasil supera 2,9 milhões de infectados por covid-19 e chega a 98.493 mortes;
  • “Tá chegando em 100.000 [mortes], mas vamos tocar a vida”, diz Bolsonaro;
  • “A gente lamenta todas as mortes”, diz Bolsonaro ao mencionar marco de 100.000 óbitos no Brasil;
  • EUA suspendem recomendação global de não viajar para o exterior, mas mantêm restrição ao Brasil;
  • Brasil tem 98.493 mortos pela covid-19;
  • Estado de São Paulo registra 13.405 novos casos e se aproxima dos 600.000 infectados.

Fonte jornal El País: https://bit.ly/3fDKTaa
___________

MUNDO – De acordo com um site de acompanhamento da Covid-19, desenvolvido pela universidade americana Johns Hopkins, no mundo, são 19.128.901 pessoas infectadas pelo novo coronavírus, cerca de 715.555 mortes e 11.591.028 curados.

Link para o site: https://coronavirus.jhu.edu/map.html

Notícias internacionais

  • México alcança 50.000 óbitos pela doença;
  • Mundo supera 700.000 mortes pela covid-19, com mais de 18,5 milhões de pessoas infectadas pelo novo coronavírus;
  • Champions League retorna com maratona de jogos, sede única e portões fechados;
  • Hong Kong oferecerá testes gratuítos de coronavírus para toda a população;
  • “Informações falsas podem se propagar mais rapidamente que o vírus”, diz diretor-geral da OMS;
  • Taxa de contágio por coronavírus está diminuindo na Inglaterra, aponta estudo do Imperial College;
  • Japão registra aumento de contágios, mas não vê necessidade de voltar ao estado de emergência.

Fonte jornal El País: https://bit.ly/3fDKTaa